Introdução

No período de 28 de fevereiro a 08 de março de 2002, a EGOPE realizou pesquisa de campo em Lajeado-RS, com o intuito de verificar qual a opinião dos lajeadenses sobre a polêmica questão da segurança pública.

Por ser um tema complexo, que não permite seja avaliado exclusivamente em contexto local, a pesquisa EGOPE atingiu também algumas incursões em níveis estadual e nacional.

Neste sentido, abrangeu um conteúdo amplo, iniciando por solicitar do entrevistado que avaliasse o nível de segurança pública, separadamente, em nível de País, Estado, Cidade e Bairro.

Posteriormente, questões complementares foram formuladas, no sentido de auscultar a opinião do entrevistado em relação aos sentimentos pessoais de "maior medo", do porquê do aumento da "criminalidade", das possíveis "ações" que deveriam ser implementadas para ampliar o nível de segurança, entre outras. A pesquisa EGOPE é concluída, solicitando a opinião do entrevistado sobre a aceitação ou não da implantação da pena de Prisão Perpétua e Pena de Morte.

Foi utilizada metodologia científica padrão, com técnicas formais de amostragem, de acordo com os padrões internacionalmente aceitos.