Lajeado em Dados - A partir desta data estaremos semanalmente em contato com vocês, caros leitores deste jornal, por meio desta coluna, com o objetivo específico de tornar públicos os mais variados dados e informações sobre o município de Lajeado. A cada dia cresce o volume de informações que são coletados, criticados, tabulados e genericamente publicados no site do município www.lajeado.com.br Neste sentido, toda contribuição em relação ao objetivo desta coluna será sempre bem-vinda. Antecipadamente manifestamos nossos agradecimentos.

Convicções & incertezas - É necessário destacar preliminarmente que a maioria das informações e dados gerados em bases de dados, é proveniente de outras fontes (fontes secundárias), o que nem sempre condiz com a realidade dos fatos. E quando se busca um determinado dado em fontes alternativas, normalmente as informações se mostram diferenciadas e contraditórias. Caso fosse possível buscar cada dado no seu local de origem, obviamente que as incertezas se reduziriam substancialmente e a convicção da veracidade da informação cresceria fortemente. Todavia não se pode reinventar a roda e por isso temos que utilizar os dados da forma que eles são disponibilizados, às vezes com reservas, enquanto não se tiver plena confiança sobre a informação apresentada.

Críticas e avaliações - Genericamente, todas as informações são preliminarmente alvo de crítica e avaliação sobre o grau de confiança que possam apresentar. Eventuais dúvidas ou incertezas tentam ser reavaliadas, junto à fonte de divulgação dos dados, sobre sua validade. Em última instância poderão ainda ser realizados alguns testes estatísticos, para avaliar o grau de dispersão da informação. Ainda assim podem permanecer dúvidas e incertezas que nem sempre são passíveis de solução a curto prazo. Neste sentido, caro leitor, caso encontre um dado “duvidoso”, por favor nos contate para podermos reavaliar eventuais incertezas remanescentes.

Fontes dos dados - São inúmeras as fontes utilizadas para a compilação de um banco de dados do porte que está hoje disponível em www.lajeado.com.br Grande parte das informações pesquisamos junto à Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ministérios do governo federal, secretarias estaduais e municipais e outros órgãos públicos e privados, inclusive alguns internacionais, tais como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outros.

Lajeado e o Vale do Taquari - Uma das primeiras grandes dúvidas e incertezas sobre dados de Lajeado diz respeito à atual área territorial remanescente de Lajeado, após as diversas emancipações de seus distritos, que ao longo do tempo formaram inúmeros municípios que, em sua grande maioria pertencem hoje à região denominada Vale do Taquari, conforme Decreto Estadual nº 35.764/94, que regionalizou os municípios gaúchos na criação dos 22 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Área territorial I - Em 1999 a Administração Municipal contratou equipe especializada para criação de uma base de dados e informações sobre Lajeado. Entre os dados levantados e propostos se encontrava a projeção da área remanescente que Lajeado teria a partir de 2001. O resultado obtido por cálculo da área sobre foto de satélite resultou em 89,42 quilômetros quadrados.

Área territorial II - Em 29 de dezembro de 2000 o Diário Oficial do Estado do RS publicou o detalhamento do cálculo do Índice de Retorno do ICMS de 2001 para os municípios gaúchos, em que um dos indicadores referia-se à área territorial. Nesta publicação (página 41), válida para o ano de 2001, Lajeado teria uma área remanescente de 107,66 quilômetros quadrados.

Área territorial III - Em 10 de setembro de 2001 o Diário Oficial do Estado do RS publicou (página 18) o detalhamento do índice para o ano de 2002. Surpreendentemente, a área de Lajeado teria aumentado de 2001 para 2002 em quase três quilômetros quadrados, perfazendo então uma área remanescente de 110,2 quilômetros quadrados. Esta área acabou sendo mantida na publicação do índice do ano seguinte, no Diário Oficial de 27 de dezembro de 2002 (página 31).

Área territorial IV - No início deste ano o IBGE publicou em sua home page a área territorial de todos os municípios brasileiros. Nesta publicação Lajeado aparece com 90,419 quilômetros quadrados, portanto, muito próximo do calculado inicialmente, sobre o mapa de satélite.

Conclusões - Diante de tal conjunto de informações discrepantes é necessário observar que em nível de Estado os valores são apenas projetados, para fins de fechamento de área total e posterior cálculo do Índices de Retorno de ICMS, com possíveis variações de ano para ano, a partir de litígios eventuais entre os municípios. Já o IBGE nos parece fonte mais confiável, tendo em vista o Censo realizado em 2000 e que, portanto, precisava de prévia definição física dos limites geográficos de cada município. Por isto, genericamente podemos dizer que Lajeado possui hoje 90 quilômetros quadrados, independente de algumas diferenças de vírgula para mais ou para menos.